Como encontrar boas aulas de guitarra online

aulas onlineFala galera, beleza? Todo guitarrista que quer se aperfeiçoar precisa fazer isso com aulas. Caso você não esteja convencido disso e acha que pode aprender de qualquer jeito, tentando imitar outros guitarristas e lendo revistas, saiba que estará indo por um caminho arriscado, pois sem saber exatamente como executar as notas, os acordes, os riffs, solos, ou qualquer outra coisa, você pode acabar tendo uma postura incorreta no posicionamento da mão no braço da guitarra, pode estar segurando a palheta de forma incorreta, pode estar utilizando os dedos da mão esquerda de forma incorreta, etc.

Quando eu digo “incorreta”, refiro-me a uma maneira não eficiente. Não existe certo e errado na música, existe aquilo que facilita sua performance e aquilo que dificulta ou limita seu progresso. O problema é que o jeito menos eficiente (que chamarei aqui de “errado” apenas para fins de referência) é geralmente o jeito mais fácil, enquanto o jeito “certo” parece mais difícil no início, já que exige uma prática que você não está habituado (movimentos que você nunca realizou). Se você começa pelo jeito errado, segurando a palheta da maneira mais cômoda, ou tocando solos usando somente o indicador, por exemplo, isso pode acabar virando um vício. E perder um vício é muito mais difícil do que aprender o jeito certo logo de início.

Mas como encontrar boas aulas de guitarra na internet? Ao procurar no youtube, você provavelmente irá encontrar uma série de aulas de diversos bons guitarristas. E para dizer a verdade, a grande maioria dos vídeos são bons mesmo, realmente ensinam algo legal, dicas importantes. Mas existe outra questão que é muito determinante no aprendizado de um guitarrista, seja ele iniciante ou intermediário: a sequência das aulas. Isso vai determinar a velocidade da sua evolução no instrumento.

Se você não tiver uma sequencia bem ordenada de aulas, com uma ordem bem definida, você pode ter dificuldades de aprender, afinal talvez esteja tentando praticar uma técnica que necessita de alguns pré-requisitos. É melhor aprender primeiro a palhetada alternada ou o sweep picking? Ligados com duas notas por corda ou 3 notas por corda? Sem ter uma programação, os assuntos dispersos acabam dificultando muito e atrasando sua evolução.

Se por um lado o youtube tem vários vídeos bons de guitarra, por outro os canais não organizam a sequência correta para você seguir. Não há um curso bem definido. Mas eu encontrei esse vídeo abaixo que parece ser bem explicativo:

Repare que no final do vídeo ele fala que haverá um curso completo de guitarra, então acredito que eles vão fazer exatamente o que eu falei aqui: organizar as aulas. Vamos aguardar para ver, esse canal Descomplicando a Música parece ser muito bom, mas é mais focado na teoria musical pelo que observei. Tomara que as aulas técnicas de guitarra também sejam boas, aguardemos.